Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

Os pássaros e o limite de velocidade nas estradas

Não, não é mentira, um estudo de dois cientistas Canadianos indicia isso mesmo.

 

Pierre Legagneux da Université du Québec à Rimouski e Simon Ducatez, da McGill University, igualmente no Canadá, trabalharam em conjunto na França, em 2006, e decidiram estudar o comportamento dos pássaros que iam encontrando no caminho para o laboratório onde trabalhavam.

 

 

Por Roland zh (Obra do próprio) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], undefined

Munidos de um peugeot branco, os dois cientistas decidiram estudar a distância em que um pássaro vai quandoum carro se aproxima (mais info em Escape distance), percorrendo estradas com velocidades máximas diferentes, e a diferentes velocidades. Após 134 medições de 21 espécies de aves europeias, os cientistas concluiram que quanto maior a velocidade máxima permitida, maior é a distância a que os pássaros irão fugir, ou seja, não deixaram o carro se aproximar tanto quanto nas estradas onde a velocidade máxima era menor, e mais espantoso ainda, o comportamento foi constante independentemente da velocidade a que o carro ia, ou seja, na mesma via, a distância de fuga seria aproximadamente igual quer o carro fosse a velocidade superior à máxima, como se fosse bem mais devagar.

 

O artigo encontra-se publicado em http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/9/5/20130417, e há uma boa explicação em http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2398231/Are-birds-civilised-road-users-Scientists-discover-observe-speed-limits-avoid-oncoming-traffic.html

 

 

 

Afinal, se os pássaros respeitam os limites de velocidade...