Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

Lua "cresce" e apresentará tons alaranjados nos próximos dias

À medida que se aproxima a próxima lua cheia, em conjunção com o equinócio de Outono, a lua vai aprimorar para o seu espetáculo habitual, e tomar colorações alaranjadas, além de um tamanho aparentemente superior ao habitual, devido a uma ilusão de óptica. Juntando a isso as previsões de calor, e teremos uns belos por-do-sol pela frente, até meados do dia 20.

Por Roadcrusher at en.wikipedia [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) undefined CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)], da Wikimedia Commons

Por Roadcrusher at en.wikipedia [GFDL undefined CC-BY-SA-3.0], da Wikimedia Commons

 

 

Normalmente, a cada noite a Lua nasce 50 minutos mais tarde, contudo no equinócio de Outono, a Lua aparece apenas 30 minutos depoisdando a ilusão de que há uma lua cheia brilhante a subir durante o pôr do sol durante várias noites seguidas.

 

Isto deve-se ao facto de durante o equinócio de outono, que será dia 22 de setembro deste ano, a intersecção entre o plano da eclíptica da órbita da lua e horizonte oriental da Terra faz um ângulo de 180º, fazendo com que a Lua não se distancie tanto de noite para noite relativamente ao horizonte, e surja na mesma altura, numa questão de trigonometria básica. Com as núvens e as poeiras da atmosféra, é previsível que tome uma coloração alaranjada.

 

Na Europa e na América do Norte, é conhecida popularmente por lua das colheiras, pois a luz reflectida pelo sol ajudava os agricultores a terem mais tempo de visibilidade para a azáfama das colheitas que por esta altura têm lugar.

 

Para os mais curiosos, a NASA tem um video explicativo em http://www.youtube.com/watch?v=-5GauJNCRJ4.