Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

Sonda New Horizons sobrevoa Pluto

Os últimos tempos têm sido emocionantes em termos astronómicos, com a sonda Rosetta e o Philae a investigarem um cometa, sendo a primeira vez que um robô efectua tal proeza, hoje foi a vez de a sonda New Horizons efectuar um voo "razante" sobre Pluto, o último planeta do Sistema Solar, revelando imagens absolutamente impressionantes.

 

 

 

Foto publicada por NASA (@nasa) a

 

 

 

Pluto já foi classificado como planeta de pleno direito, tendo sido "desclassificado" a planeta anão em 2006, apesar de muitas críticas por parte da comunidade científica, e até hoje nem o seu tamanho exacto ser conhecido. Hoje, o "ex-planeta" mais conhecido do Sistema Solar volta a estar nas bocas e mentes da comunidade cientifica, com a aproximação da sonda espacial da NASA New Horizons.

 

Ilustração da sonda sobre Pluto, Imagem NASA (Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute)

 

A New Horizons é uma sonda espacial construída pela NASA, lançada a 14 de Julho de 2015, para estudar o planeta-anão Plutão e o Cinturão de Kuiper. Pesa 478 kg e custou cerca de 635 milhões de euros. Dotada de instrumentação ciêntífica avançada, como o Long Range Reconnaisance Imager (LORRI) - Câmera de longa distância focal projectada para responsividade e resolução elevadas em comprimentos de onda visíveis, o telescópio Ralph, com 6 cm de abertura, a Alice - Um espectrómetro de ultravioleta para analisar a atmosfera de Plutão,o  Pluto Energetic Particle Spectrometer Science Investigation (PEPSSI) - um espectrómetro de iões e electrões para procurar átomos neutros que escapam da atmosfera de Plutão e são electricamente carregados pelo vento solar, Solar Wind At Pluto (SWAP) - um detector electrostático toroidal e Analisador de potencial retardado, um Radio Science Experiment (REX) -  circuito integrado que contém um sofisticado sistema de processamento de sinais de rádio, assim como um medidor de poeira inter-estrelar, o Venetia Burney Student Dust Counter (VBSDC).

 

Apesar de a sonda ter atingido o ponto mais próximo de Pluto às 12:49 de hoje, apenas pelas 21h20 os dados chegarão à terra, pois a informação demora cerca de 5 horas a chegar até nós, razão pela qual a NASA somente deve dar novas informações durante a madrugada, pelas 2 da manhã de quarta feira.

 

Até lá, é possível ir contemplando as imagens da galeria disponibilizada pela NASA, e torcer para que a sonda não colida com nenhum objecto em órbita de Pluto.