Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

O Gato de Schrödinger

Aplicando-se o formalismo quântico, o gato estaria por sua vez combinando 50% de "gato vivo" e 50% de "gato morto", correspondendo a dois estados indistinguíveis!

Cientistas confirmam: Voyager 1 abandonou o Sistema Solar

A Sonda Voyager 1, lançada a 5 de setembro de 1977 encontra-se já fora do Sistema Solar, sendo o primeiro objecto de fabrico humano a realizar tal proeza, de acordo com a NASA.

 

Imagem: Wikimedia Commons / (NASA website) [Public domain]
A Voyager 1 é uma sonda de 722 Kg lançada pela NASA a 5 de Setembro de 1997, para estudar o Sistema Solar exterior, tendo enviado durante os seus mais de 36 anos de operação milhares de dados, esperando-se que seja possível receber dados até por volta do ano 2025. Atravessou o Sistema Solar enviando para a Terra dados valiosissimos para a compreensão do universo, assim como belas imagens, como as de Jupiter e as suas luas em 1979:
Imagem: Io, lua de Júpiter com os seus vulcões activos / Fonte: NASA

http://voyager.jpl.nasa.gov/gallery/images/saturn/4bg.jpg
Imagem: Hemisfério Norte de Saturno / Fonte: NASA

O último ano foi de grande espectativa para os analistas da NASA, que pelos dados recebidos da sonda suspeitavam que o feito tive-se acontecido, faltando comprovar isso mesmo, tendo sido portanto um ano extremamente agitado e com enormes debates.

 

Como se não bastasse o feito histórico, a Voyager tinha mais surpresas, e acabou por dar aos cientistas evidências de que o campo magnético da galáxia está aparentemente alinhado  na mesma direcção do sol, ao contrário do que se pensava.

 

Mas se ao longo da sua viagem pelo espaço foi já capaz de surpreender os humanos, caso encontre seres-extraterrestes, será capaz de os surpreender igualmente, pois leva  consigo coisas intemporais como a Quinta Sinfonia de Beethoven ou de Johnny B. Goode, de Chuck Berry, sons de trovões, vulcões e terramotos, de hienas e elefantes, do vento e da chuva numa compilação chamada Golden record.

 

Apesar de tudo, convém não esquecer que se trata de equipamento com quase 40 anos, e que a tecnologia avançou e de que maneira aqui no 3º planeta a contar do sol. Na verdade, por mais estranho que pareça, trata-se de material e tecnologia tão obsoleta que torna-se já dificil encontrar técnicos qualificados para tratar os dados.

 

Mais info: Comunicado da NASA; Página da NASA dedicado ao projecto voyager